terça-feira, 29 de setembro de 2009

INTRODUÇÃO

O ser humano é um metazoário, pertence ao filo dos cordados, ao subfilo dos vertebrados, à classe dos mamíferos e à ordem dos primatas. Entre os primatas, ele faz parte da família dos hominídeos, é do gênero Homo e da espécie Homo sapiens. Como todas as espécies biológicas conhecidas, a espécie humana surgiu por evolução, e foi submetida, ao longo do tempo, aos fatores evolutivos que você estudará aqui.
Vamos discutir aqui a origem evolutiva da espécie humana. Como em todos os estudos de evolução, os cientistas contam com alguns triunfos: a descoberta de fósseis, sua análise cuidadosa, a avaliação da época de que provêm e pesquisas bioquímicas de populações atuais. O registro fóssil, porém, é muito incompleto e restam inúmeras dúvidas. É um pouco como assistir a um filme com as cenas fora de ordem e, pior ainda, faltando várias seqüências importantes, e a partir disso tentar reconstruir todo o enredo na ordem correta.
Nos estudos de evolução humana, temos nas mãos, por enquanto, apenas um conjunto de hipóteses sobre o que foram as diversas etapas, e não a história completa e definitiva. A cada ano, novas descobertas estão ocorrendo; algumas idéias antigas são confirmadas, muitas outras são rejeitadas. O “enredo” da história da espécie humana vai sendo reformulada de acordo com as novas descobertas; as hipóteses são reavaliadas e reconstruídas, de forma que fiquem cada vez mais coerente com as informações existentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário